Isnaldo Braga

Maquiador, visagista e consultor de beleza, Isnaldo Braga é especialista na temática de beauté para Noivas, Social, Editoriais, TV e Cinema. É Membro BCM (Beauty Centre di Milano – Itália) desde 1990, mesmo ano em que adquiriu Patente da Técnica de Maquiagem de Película e o prêmio de Melhor Maquiador SATED. Desde 1995, Isnaldo é designer de sobrancelhas, uma de suas especialidades mais aclamadas na área. Pós-graduado pela MCN Internacional em Micro Pigmentação Estética e Paramédica, e pela Academia Inter-Americana de Estética Médica - Cosmetic Surgery no ano 2000.
 
Desde criança, Isnaldo sempre foi fascinado pelas cores, suas texturas e tonalidades, rabiscando esboços inspirados nos desenhos de Walt Disney e Hanna-Barbera. Na adolescência, admirava as coreografias e superproduções da abertura do Fantástico, nos domingos globais. Usava os primos e colegas de escola como cobaias para testar suas próprias técnicas e organizava pequenos espetáculos, assistidos pelos pais e tios. Como reconhecimento, Isnaldo começou a ser convidado para liderar as organizações de arte em seu colégio. O que era apenas o começo de uma longa história.

 


NAS PALAVRAS DE ISNALDO BRAGA
Tudo o que eu criava nas décadas de 70 e 80, era considerado “coisa de menina.” Isso me causava tremendo susto, e receio de que qualquer título jocoso chegasse aos ouvidos dos meus pais e amigos. Tive uma amiga, Anna Karinna, com quem gazeava aulas para ir aos shoppings, assistir a desfiles de moda. Numa dessas ocasiões, me inscrevi para o concurso de Príncipe do Shopping Iguatemi. Ganhei o título, que me trouxe muitos convites para trabalhos na área, em Fortaleza. Porém, por razões profissionais dos meus pais, voltamos ao Recife nessa época.
Nos anos 80, depois de aprovado para a graduação em Arquitetura na UFPE, me transferi para o curso de Comunicação Social. Já havia decidido me dedicar à TV e ao cinema, que eram meu sonho desde a infância. E assim o fiz.
Graças a uma carioca meiga e envolvente com sua graciosidade, Suellen Toscano, fui convidado para ministrar aulas na Academia de Artes Zenilde Maria, no Recife. Me apaixonei por Suellen e pela Arte da Maquiagem e Truques de Beleza, que eu lecionava. E com a ajuda de ambas, me inseri finalmente no meio artístico.
 
Entrei nos bastidores da televisão nos anos 90. Telecomerciais, telenovelas, telejornalismo, cinema, teatro, editoriais e desfiles penetraram em minha rotina. Meu dia a dia era sempre cercado de imprevistos, incertezas, expectativas e entusiasmo. Aquela fase era o início de minha realização profissional, e até mais do que eu esperava. Às vezes, eu não perguntava sequer os valores do cachê pelo meu trabalho. O que eu queria mesmo era produzir. Durante mais de cinco anos, nesse recorte de tempo, conheci o universo que envolve o profissional que sou hoje. Escolas e cursos oportunos pelo país e no exterior contribuíram para o meu currículo. E os convites não paravam.
 
MAQUIAGEM PELÍCULA
Voltei ao Recife com a bagagem cheia de experiências, mas já pesando de saudade. Precisava estar em casa. Por aqui, me mantive no circuito artístico e de moda e beleza, graças a bons contatos no ramo e a grandes amigos pernambucanos formadores de opinião. Nessa época, desenvolvi minha própria técnica de Maquiagem Película, registrada e patenteada por mim, como alternativa certeira aos já saturados produtos pastosos. É uma maquiagem que não borra, não mancha, resiste a lágrimas, suor e água por mais de vinte horas de ação na pele.
Comecei a prestar serviços para uma empresa local que atuava com produtos da Yves Saint Laurent. Acabei sendo contratado pela própria marca YSL como um dos seis consultores e colaboradores para a edição limitada em comemoração aos seus 40 anos de grife. Uma grande honra para mim, incluindo em meu currículo um selo de excelência internacional.
 
LÁ VÊM AS NOIVAS
O ano 2000 chegou com novos algarismos e novas ideias. Fui incentivado por um amigo - brasileiro que vivia na Holanda e passava férias em Pernambuco - a construir minha própria empresa, com um novo conceito de beleza. Dei início ao projeto naquela mesma temporada e, em menos de um ano, abri meu primeiro empreendimento: Isnaldo Braga via beleza, no coração da Zona Sul do Recife, em Boa Viagem. No ano seguinte, inaugurei a Barbearia Inglesa - cuidados masculinos por Isnaldo Braga, que, além do espaço de estética e massagens, contava com cafeteria, charutaria, livraria e clube do whisky.
 
Mas, o foco da temporada eram mesmo as noivas. Meu calendário marcava inúmeros agendamentos, com clientes pernambucanas e de outros estados. E foi com essa especialização que o meu nome foi sendo projetado. Seria a gênese de uma era na qual as mulheres estão interessadas em realizar seus sonhos com um resultado eficaz e conceitual para o dia decisivo de suas vidas. A tal Maquiagem Película, por sua vez, se tornou uma espécie de mantra entre as que estavam prestes a subir ao altar.
 
HOJE
Somando toda a minha caminhada, assino, hoje, o  Make up Studio Isnaldo Braga  , ao lado do meu sócio e companheiro há mais de doze anos, Djalma Miranda. Esse é um novo e conceituado espaço de beleza, completo e muitíssimo bem estruturado, onde atuo junto a colaboradores, funcionários gabaritados, formando uma equipe - entre cabeleireiros, maquiadores, esteticistas e assistentes.
 
AGRADECIMENTOS
Agradeço muito a Deus, aos meus guias espirituais, a Nossa Senhora e Mãe Santíssima, aos meus momentos de silêncio todos os dias de minha vida, a minha saúde, a oportunidade e merecimento, aos meus pais, ao meu companheiro, e à compreensão e ao carinho de todos os que fizeram e fazem parte da minha História.